sábado, 6 de junho de 2009

**Estresse e Ansiedade**


Estresse: atualmente ouvimos esta palavra o tempo todo e em todo lugar, do boteco da esquina ao consultório médico, este é o assunto da vez...
O estresse que pode ser físico ou mental, é um assunto muito amplo e complexo.. é um fenômeno físico, psíquico e social, por isso, deve ser analisado de uma forma tridimensional.
O fato é que neste mundo globalizado, que nos cobra perfeição em tudo, estamos expostos a agentes estressores a todo tempo, cabe a nós a missão de identifica-los, percebermos sua ameaça e reagirmos da melhor maneira, a partir de uma educação emocional.

Já a ansiedade é um estado emocional, é um sistema de alarme á uma situação de estresse, que quando moderada é benéfica, pois nos ajuda a concentramos em sua causa e elabora-lá. A ansiedade se torna um problema quando generalizada, persistente e intensa, interferindo na vida profissional e pessoal.
Já conversamos sobre emoção em um post anterior e como toda emoção, a ansiedade provoca sensações físicas que incluem aceleração cardíaca, tontura, dor de cabeça, formigamento, suor nas mãos e pés e dores musculares nos ombros, costas e pescoço.

O fato é que estes dois fenomenos são grandes vilões no processo de aprendizagem, quem nunca usou a famosa expressão "deu branco!" durante aquela prova, a mais importante do semestre.
Está é uma das consequencias do estresse quando este não é trabalhado, o sujeito estressado, preocupado em demasia com a prova, passa horas estudando, esta apto a faze-la, porém seu estado emocional faz com que as informações sejam bloqueadas. Observe o esquema:
  • batimento cardíaco um pouco aumentado(reação física)
  • estou ficando nervoso(pensamento)
  • respiração superficial e aceleração dos batimentos cardíacos(reações físicas)
  • não estou me lembrando de nada, não vou conseguir(pensamento)
  • respiração mais superficial e menos oxigênio para o cérebro(reações físicas)
  • eu sabia que ia ficar nervoso, me deu branco!(pensamento)

Estes também são fatores que interferem na aprendizagem, dificilmente você conseguirá aprender efetivamente, absorver o conteúdo da aula, se está estressado pois não pagou aquela conta que venceu ontem, brigou com o namorado ou simplesmente deixou o carro estacionado na rua e pensa que ele pode estar sendo furtado, logo já imagina e se estressa por coisas que sequer aconteceram.

"Os homens são perturbados não pelas coisas em si, mas pelo que pensam sobre elas."
Epitectus, 70 a.C

Exatamente isso. São os pensamentos que contam. Sempre que você experimenta um estado de ansiedade intensa, existem pensamentos que definem e fortalecem esse estado. Se você ainda não acredita nisso, imagine um limão bem suculento. Imaginou? Agora, corte esse limão. Pegue uma das metades e esprema-a em sua boca... Se você fez esse exercício com concentração, provavelmente salivou. Viu como pensamentos produzem reações físicas?

Apartir do conhecimento, temos a oportunidade de viver uma vida mais leve e completa, seguem algumas dicas:

1. Grite bem alto: Ponha para fora tudo aquilo que a deixa agoniada. Pelo menos uma vez por dia, separe 5 minutinhos para aliviar a tensão. Comece respirando bem fundo e soltando o ar devagar. No final, libere toda a energia com um grito bem alto. Mas, atenção, para relaxar sem prejudicar a garganta, o sopro deve vir da região do estômago.
2. Ponha as mãos na terra: Além de fortalecer o sistema imunológico, funciona como um antídoto para aliviar a tensão. Por isso, incorpore-o à sua vida. Andar descalça, plantar uma flor ou cultivar a horta é uma ótima saída. Experimente!
3. Tenha boas companhias: Quem está triste ou irritado deve passar longe de pessoas com energia negativa (que vivem reclamando ou criticando tudo). Mas atenção: o seu bom humor depende de você mesma. É uma tarefa diária, que deve ser cultivada. Comece agora, soltando um grande sorriso.
4. Relaxe: Adote algumas medidas antes de dormir. Pode ser um chá quente, um banho também quentinho ou até um escalda-pés. Acredite, depois disso, você terá uma prazerosa e merecida noite de sono.
5. Faça uma automassagem: Pressionar os pontos doloridos do corpo ajuda no processo de relaxamento. Procure praticar a automassagem alguns minutos antes de dormir. Passe óleo ou creme nas mãos e pressione com os dedos (sem apertar demais) a sola dos pés, ombros, pescoço e cabeça. Esse contato com o corpo é uma ótima demonstração de carinho com você mesma. Pratique!
6. Exercite-se: Além de prevenir doenças, os exercícios estimulam a produção de endorfina, responsável pela sensação de bem-estar. Escolha a atividade que mais lhe agrada para não desistir. "A aptidão física melhora o ânimo, aumenta a autoconfiança e reduz o nível de estresse", afirma o psiquiatra americano Robert Brown, no livro Autocontrole, Nova Maneira de Gerenciar o Estresse, de Ana Maria Rossi.
7. Cante, cante e cante! Já dizia o ditado: 'Quem canta seus males espanta'. E é verdade! O simples fato de soltar a voz faz com que você desbloqueie a respiração, relaxando os músculos e a mente. Ponha para fora a cantora que há dentro de você. Nessa hora não importa talento, afinação e ritmo, o que vale é cantar!

Fonte: http://www.comentarium.com.br/frame.jsp?url=planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/conteudo_239026.shtml&url_id=31128

Bjus!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário