quinta-feira, 30 de abril de 2009

** Inteligência **


São muitas as definições encontradas para esta palavra, assim como são muitas as teorias existentes sobre este assunto...

Na Antiguidade os filósofos já questionavam o que é Inteligência, como pensamos, de que maneira criamos. Entretanto, foi em torno de 1850 que as primeiras pesquisas científicas começaram a fortalecer a idéia que a inteligência estava relacionada ao tamanho da cabeça (devido a quantidade de massa encefálica), que inteligência era algo hereditário, que a inteligência era inata, nasciamos com ela, ou seja, sorte de quem nascia com ela e azar dos demais,hehe

Em 1904, o psicólogo francês Alfred Binet, criou um teste para ser utilizado em escolas, com a finalidade de identificar crianças com dificuldades de aprendizagem para que fossem encaminhadas para programas especiais. Este teste foi modificado pelo Stanford e ficou conhecido como o teste de QI (Quociente de Inteligência).
O teste de QI, mede quantitativamente a inteligência do ser humano, como se esta fosse uma coisa única e estagnada. Porém, o teste de QI começou a ser utilizado indiscriminadamente, inclusive para medir a inteligência de soldados. Despertando o interesse e causando indiginação à outros cientistas e estudiosos como.
No Brasil, um fato curioso aconteceu em 1958, neste ano Garrincha, jogador da seleção brasileira, estava no auge de sua carreira, e foi submetido ao teste de QI, seu resultado foi irrisório e Garrincha seria classificado como débil mental, ele quase foi impedido de participar da Copa por isso, porém, seu talento em campo com a bola nos pés, era incontestável.

Foi dentro desta perspectiva que Howard Gardner desenvolveu a "teoria das multiplas inteligências", esta teoria defende que a inteligência não pode ser medida, não é hereditária, e que na verdade não é uma coisa unica.
Atualmente Gardner aponta 8 inteligências, que evoluem independentemente, porém, raramente funcionam isoladamente...
**Inteligência linguística
**Inteligência lógico-matemática
**Inteligência espacial
**Inteligência cinestésica
**Inteligência interpessoal
**Inteligência intrapessoal
**Inteligência naturalista
Ha ainda a teoria do Profº norueguês Georg Ulvehøj, seu trabalho teve inicio em 1978 e defende que o ser humano possui 10 inteligencias, e que apesar de parecidas com as inteligências defendidas por Gardner são distintas, são elas:
**Lógica
**Linguagem
**Motórica
**Inteligência social
**Introspecção
**Tridimensional
**Intuição
**Musicalidade
**Memória
**Criatividade (solução de problemas)
Conforme dito pelo próprio profº Ulvehøj no comentário abaixo, ele defende que das dez inteligências que nós temos, duas são fortes, consequentemente duas são fracas. É por isso que nós somos melhores em certas zonas, e piores noutras.
Matematicamente, podemos combinar essa dez inteligências em 3.628,800 combinações diferentes...
Isso explica porque somos todos tão diferentes, cada ser humano possui facilidade para aprender/desenvolver determinados assuntos, ninguém sabe tudo de tudo!! cada um possui uma ou mais, de suas inteligências mais desenvolvidas.
Exite também as rotas de acesso a estas inteligências, que são os meios/caminhos utilizados, afim de facilitar a aprendizagem.
Ou seja, faz-se necessário, que o educador esteja atento a todas as manifestações de inteligência...

domingo, 26 de abril de 2009

***Memória***


Definição:

A memória é a capacidade de adquirir (aquisição), armazenar (consolidação) e recuperar (evocar) informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória biológica), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial).


Bom, então podemos entender que memoria é... hum... é... put´s deu branco! esqueci o que ia escrever =(


A memória é mesmo assim, vive pregando peças na gente, principalmente nas pessoas "sedentárias" mentais, mas porque isso acontece?
A memória é um sistema complexo, e seu bom funcionamento depende de outros sistemas (como auditivo e visual) e também de diversos fatores (como o estado emocional)...ah! não podemos esquecer que ela também precisa de estímulo.


São três, os tipos de memória:


  • Memória Sensorial: É encarregada de guardar a informação que chega através dos órgãos sensoriais e a mantem por décimos de segundos. A informação que não interessa e não é entendida desaparece, deixando livre o "armazém" sensorial para guardar novas informações.

  • Memória a curto prazo: É um "armazém" no qual a informação permanece por um curto espaço de tempo. A capacidade de armazenamento é extremamente limitada, sua duração é temporária.

  • Memória a longo prazo: É um "armazém" que organiza a informação ordenadamente, com capacidade de espaço e duração temporal ilimitados.

Para que as informações sejam armazenadas na memória a longo prazo, podemos utilizar de 3 estratégias:



  1. Seleção: Consiste em prestar atenção a alguma informação na memória sensorial e transferi-la para a memória a curto prazo.

  2. Organização: estabelecer conexões internas entre as peças de informação selecionados, torna-la coerente.

  3. Integração: estabelecer relações externas entre o novo conhecimento e o já existente.

Qualquer atividade que estimule o raciocinio, o cérebro, como xadrez, palavras-cruzadas são bem vindas, diz-se que o simples ato de mudar a rotina, como por exemplo, escovar os dentes com a outra mão, escolher outro trajeto para ir para casa ou trabalho, abastecer o automóvel em outro posto de gasolina, manusear o mouse com a outra mão, pode potencializar a memória, pois circuitos sensoriais e motores normalmente pouco utilizados serão ativados.

Uma vida desregrada, alimentação ruim, excesso de álcool, noites mal dormidas, são fatores que também prejudicam a memorização.

O processo de memorizaão também é um processo muito particular, cada pessoa pode memorizar a mesma informação de maneiras diferentes, uma memoriza mais fácilmente aquilo que vê, outra, aquilo que ouve, por exemplo.Nós, futuros profissionais da Educação Fisica, devemos estar atentos a estes fatores, dispostos a identificar qual a melhor técnica a ser utilizada para um individuo ou grupo, afim de que as informações sejam assimiladas, memorizadas e aprendidas.