terça-feira, 5 de maio de 2009

***Emoção***


O tema de hoje é... EmOçÃoOoOoo


Uau!! nunca tinha parado para pensar no quanto minhas emoções interferem em minha vida, na verdade sempre defendi a teoria de que somos os responsáveis pelo que sentimos ou como nos sentimos... nesta aula tive a certeza de que "quase" tudo é uma questão de postura e alfabetização emocional.
Claro que além dos fatores psiquicos há fatores fisiológicos que interferem no modo como vivemos nossas vidas... mas estes são casos já avançados... como na sindrome do pânico.
Mas vamos com calma, primeiro precisamos entender o que é emoção.

"Emoção, numa definição mais geral, é um impulso neural que move um organismo para a ação. A emoção se diferencia do sentimento, porque, conforme observado, é um estado neuropsicofisiológico (Freitas-Magalhães, 2007).

São vários os tipos de emoção, e acredito que todos nós já experimentamos todas, em algum momento de nossas vidas... como: alegria, raiva, nojo, embaraço, vergonha, ciúmes, mágoa, tensão, surpresa...

As emoções desencadeiam reações fisiológicas, muito semelhantes entre as pessoas, como por exemplo:
  • Medo: O fluxo de sangue diminui, corpo se imobiliza ou age rapidamente
  • Ira: Sangue flui para as mãos, acelera batimento cardíaco e há descarga de adrenalida.
  • Amor: Estimulação parassimpática -relaxamento- estado de calma e satisfação.
  • Surpresa: Ergue-se as sombrancelhas - entra mais luz na retina - melhora a percepção.
Porém, o quanto as emoções interferem na vida de uma pessoa, depende do quão esclarecida esta pessoa é. Pois a partir da tomada de consciência e entendimento do assunto, fica mais fácil controlar/direcionar as reações.O fato é que, além do que a própria emoção pode ocasionar ao nosso corpo, a lembrança de experiências vividas anteriormente pode agravar, melhor dizendo intensificar as ações.
A emoção é um fator de peso na aprendizagem/execução de qualquer atividade, uma pessoa motivada, segura, feliz, certamente apresentará resultados melhores que uma pessoa, triste, insegura, decepcionada... por isso, nós futuros profissionais da Educação Fisíca temos de estar atendos as emoções de nossos alunos, e preparados para trabalha-lás.

Acabei de sentir uma emoção!!rsrsrs...Enquando escrevia este post, passei o link deste blog para uma amiga via msn, que me retornou com elogios, dizendo que o blog estava ótimo... Me senti feliz e estimulada =]


Pensem nisso!!

Graz!