quinta-feira, 2 de abril de 2009

**Atenção e Concentração**




Se não leu os quadros acima, volte e efetue a tarefa proposta... você vai se surpreender...

Embora muitas pessoas acreditem que atenção e concentração sejam a mesma coisa, as duas possuem caracteristicas bem diferentes.

A atenção funcionada como um fitro da percepção, ela é uma função cognitiva básica, quando está comprometida, todas as outras funções decorrentes dela funcionam precariamente. Já a concentração é a capacidade de manter o foco de atenção sobre os estimulos relevantes do meio ambiente.

São muitos os fatores que interferem no processo de atenção e concentração como, cansaço, stresse, ansiedade... nestes casos, entre outras coisas, exercicios de relaxamento podem ajudar bastante, pois o relaxamento é uma pratica que ajuda a aliviar as tensões físicas e a adquirir equilibrio mental.

Existe também o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) este é o mais complexo, pois é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o individuo por toda a sua vida.


No esporte a atenção é classificada por tipos:

  • Atenção concentrativa: Caracterizada por possuir um só foco, possui também alta intensidade, porém baixa duração. Ex:Corredor na hora da largada, está atento ao disparo, momento certo.
  • Atenção distributiva: Caracterizada por possuir vários focos simultaneamente, possui menor intensidade e alta duração. Ex: Um armador central de handebol, armando as jogadas.

Há também a capacidade de alternação de atenção, consiste em atenção rápida e adequada para situações complexas, controlada por comandos voluntários, para exemplificar, podemos citar o goleiro que utiliza a atenção distributiva quando os atacantes de seu time estão próximos ao gol do adversário e atenção concentrativa quando um atacante do adversário chuta para o seu gol.


Beijos!! até a próxima aula...

segunda-feira, 30 de março de 2009

**Percepção temporal**


É a habilidade de representar a compreensão da relação temporal entre objetos e eventos tais como: rápido, lento, curto, continuo, intermitente, igual, desigual e ritmos musicais.

Atividades prática: exibir uma sequência de passos de dança sob diversos ritmos.

**Percepção Espacial**


É uma consequência da percepção direcional, é a compreensão do espaço utilizado pelo corpo somado á habilidade de projetar o corpo eficientemente no espaço externo, consciência de quanto espaço meu corpo ocupa, por quais lacunas sou capaz de passar... também a percepção do quanto um objeto mede, se é grande ou pequeno para caber dentro de outro objeto.


Atividade Aplicada: Jogos de encaixar, cubos de encaixe. Pedir para que a criança passe por dentro de espaços criados por outras crianças (como passar por entre as pernas abertas, ou braços em forma de arcos)
***Passei por uma experiência que me remeteu a este tópico, estava procurando por um carregador para meu celular, na gaveta do armário de uma amiga, onde haviam muitos carregadores, você olhar para a abertura do seu celular, e identificar qual carregador se encaixaria somente com a visão, é uma percepção espacial... ;o)

**Percepção Direcional**




É um conceito que reflete a noção de mudanças na orientação de objetos ou eventos no espaço em relação aos seus planos e direções, é o desenvolvimento da lateralidade interna / externa.


Utilzando os conceitos: direita/esquerda , cima/baixo, topo/fundo, dentro/fora.




Atividade aplicada: Utilize uma vassoura e peça para que a criança imite os movimentos aplicados a mesma, movimentos que representem os diferentes planos e direções.


**Percepção Corporal**


Conhecimento do corpo... quais são as partes do corpo? o que podem fazer? como podem fazer?
Sensação dos limites do corpo, planejamento e execução de movimentos e consciência de onde o corpo está no espaço.


Atividade aplicada: Uma criança é vendada, induzimos um movimento em seu braço direito, ela sente este movimento e imita-o com o braço esquerdo.

**Coordenação visual-motora**


É a habilidade de fazer julgamentos de rastreamento e interceptação de objetos em deslocamento, fortemente ligada a acuidade visual. É uma combinação de experiência com maturação.


Atividade aplicada: Arremessar e rebater uma bola na direção horizontal, vertical ou em arco. Acompanhar um objeto em movimento e após alguns momentos do deslocamento interceptar arremessando outro objeto





**Desenvolvimento Motor-Perceptivo**

O termo "percepção" visto no tópico anterior refere-se a qualquer processo pelo qual obtemos consciência imediata do que está acontecendo ao nosso redor, já a habilidade motor-perceptiva são aprendidas, ou seja, quanto maior a prática, maior a perfeição.

O processo motor-perceptivo ocorre após a percepção, é a ação/reação motora correspondente aos estimulos. Exemplo:
Você percebe que sua mão está queimando (através do processo perceptivo) você rapidamente tira a mão (motor perceptivo).

Um dos fatores de maior influencia no desenvolvimento motor perceptivo é o desenvolvimento visual, a capacidade de distinguir objetos, dentre eles os que mais interessam, é importantissima neste processo.
O desenvolvimento motor-perceptivo é o conhecimento do próprio corpo, e do mundo ao redor, é a interação dos individuos entre si e entre o ambiente em que vivem.

O processos perceptivos, motores e cognitivos são relacionados...



**Sensação e Percepção**



Sensação: impressão produzida nos órgãos dos sentidos pelos objectos exteriores e transmitida ao cérebro pelos nervos; excitação; comoção moral; sensibilidade.


Percepção: ato ou efeito de perceber; combinação dos sentidos no reconhecimento de um objecto; recepção de um estímulo; representação intelectual; ideia; imagem; recebimento;


Podemos dizer então, que sensação é um processo que antecede a percepção. A sensação é o processo de recebimento das informações, como sentimos no primeiro momento as interferencias sejam elas externas ou internas, percepção é a segunda etapa, pois, organiza as informações que recebemos, a percepção depende de quatro operações:
1-detecção
2-transdução
3-transmissão
4-processamento da informação

***Os sistemas sensoriais detectam a informação, convertem-sa em impulsos nervosos, processam a maior parte e enviam para o cerebro.


Tivemos uma aula um tanto inusitada, porém, que facilitou a compreensão do conteúdo, durante a aula, uma goteira surgiu na frente da lousa, a intensidade com a qual os pingos caiam aumentou, até que o teto de gesso desabou.

Como percebemos o que estava acontecendo? detectamos o barulho de algo liquido caindo no chão, então as vias nervosas que ja traduziram a informação recebida, envia-a ao cerebro, que processa a informação, nos permitindo identificar que o que estava acontecendo, era uma goteira.


As informações são recepcionadas pelo nosso corpo através dos aparelhos sensoriais, são eles:

  • Visual - como enchergamos tudo ao nosso redor,
  • Auditivo - como escutamos os sons,
  • Somato-sensorial - como sentimos o mundo ao redor, como calor, frio, macio, etc...
  • Quimico - paladar (sabor) e olfato (cheiros)
  • Proprioceptivo - O mais complexo aparelho sensorial, que nos permite saber a posição de nosso corpo, o controle de nossos movimentos.

A perceção esta muito ligada a memória, pois são as experiências anteriormentes vividas, a lembrança de algo que ja conhecemos ou vivemos que agiliza o processo da percepção, exemplo:


Se uma pessoa tem a sensação visual de um objeto arrendondado, vermelho e com parte de seu corpo enegrecido, somente será percebido como uma maçã podre se a pessoa souber antecipadamente o que é uma maçã, e dentro deste conhecimento, souber ainda que maçãs apodrecem e quando apodrecem, adquirem certas caracteristicas perfeitamente compativeis com o estimulo sentido.


Isto explica o bloqueio, traumas, que determinadas pessoas apresentam, em relação ao toque por exemplo, uma criança que sofreu ou sofre agressão fisica, consequentemente apresentará resistencia ao contato fisico em geral, nós, futuros profissionais da Ed Fisica, temos que estar atentos a estes sinais, entendermos como e porque isso acontece para conseguirmos ajudar estas crianças.