sábado, 6 de junho de 2009

***Motivação***


Motivação: é um processo mental positivo que estimula a iniciativa e determina o nível de entusiasmo e esforço que a pessoa aplica no desenvolvimento de suas atividades. O processo motivacional é responsável pela intensidade, direção e persistência desses esforços.
O nível de motivação é influenciado por diversos fatores como a personalidade da pessoa, suas percepções do meio ambiente, interações humanas e emoções.

A partir desta definição, podemos refletir como em qualquer lugar, é fácil observar pessoas que sobressaem pela sua perseverança e dedicação para alguma atividade, e isso faz com que superem outros colegas que possuem capacidade seja intelectual ou fisica ainda mais elevada. Porque isto contece? Porque é que uns conseguem manter esse esforço durante anos e outros não, ainda que o desejem? Porque é que uns conseguem transformar o desejo numa motivação diária que os faz vencer a inércia da vida, e outros, pelo contrário, não?


Bem motivação está intimamente ligada ao pessimisto ou otimismo.
Assim, pessoas desmotivadas normalmente são pessimistas, estas tendem a explicar os fracassos com razões de tipo pessoal (é culpa minha), com carácter permanente (há-de ser sempre assim) e projetando de forma expansiva sobre o futuro (isto vai arruinar a minha vida completamente). Com essa atitude, a sensação de fracasso já não é algo do passado e do presente, mas converte-se numa negra antecipação do futuro: tudo vai ser assim, por minha culpa e para sempre.
Quando não, estas pessoas culpam o meio externo pelo seu fracasso, e desistem, com o pensamento de que, já que a culpa não é dele, não há nada que ele possa fazer para mudar, assim nunca conseguirá vencer determinado desafio.

Já as pessoas motivadas, apresentam uma atitude que as impede de cair na apatia, no desespero e tristeza perante as adversidades. Os otimistas têm tendência a considerar que os seus fracassos se devem a algo que pode mudar, e por isso é mais fácil que na ocasião seguinte lhes saiam melhor as coisas, porém, isso só ocorre quando trata-se de um otimismo realista, porque um otimismo ingênuo pode ser desastroso.

São muitos os motivos que impulsionam o ser humano a seguir em frente, a batalhar pelas seus objetivos. Acima do texto, encontramos a piramide das necessidades que nos impulsiona, elaborada por Marlow, porém a motivação é um processo ainda mais complexo,

"Motivação é caracterizadacomo um processo ativo, intencional e dirigido a uma meta, o qual depende da interação de valores pessoais (intrínsicoas) e ambientais (extrínsicos)" Samulski, 1995.

Por isso devemos ser atentos, à como influenciamos na vida das pessoas ao nosso redor, principalmente de nossas crianças, pois o ambiente, o estímulo que as pessoas recebem, tem grande influencias na formação de seus valores e também altera o ambiente em que ela vive.

Não há aprendizagem sem motivação, assim um aluno está motivado quando sente necessidade de aprender o que está sendo tratado. Por meio dessa necessidade, o aluno se dedica às tarefas inerentes até se sentir satisfeito.
Afinal, quem é que não se lembra daquela professora, que te fez perceber que era capaz, quando você mesmo duvidava?

Nenhum comentário:

Postar um comentário