domingo, 7 de junho de 2009

**Agressão**


Quando ouvimos a palavra agressão, logo pensamos em murros, socos e pontapés, mas o conceito de agressão é muito mais amplo...
A agressão além de fisica pode ser verbal e acontece a todo o momento, por inúmeros motivos, muitos deles ditos banais.

São inúmeros os estudos sobre o assunto, estes apontam diversas determinantes como: instinto, educação, condição fisica (relacionada ao lobo frontal).

O fato é que a agressão tem se tornado uma constante em nossas vidas e isso está intimamente relacionado com a cultura atual, num mundo que a cada dia nos pressiona mais, nos pressiona a sermos melhores em tudo, possuirmos uma mansão, corpos sarados, medalhas de ouro, ótimos empregos, não é muito dificil encontrarmos pessoas frustadas, e a frustação é um super combustivel para agressão, podemos observar este fenomeno mesmo em crianças, o processo normalmente acontece da seguinte maneira: Os pais passam o dia todo fora "batalhando" por uma vida melhor (isso quando os pais são casados) então nos poucos momentos que passam com seus filhos, não estipulam limites, normalmente acompanhados de muitos presentes, afinal, o pouco tempo junto as crianças tem de ser agradavel à elas.Porém um belo dia, passando por uma loja, a criança pede um brinquedo, e ouve um sonoro não, esta faz birra, se joga no chão, esperneia, chuta o pai, bate na mãe, o que parece inofencivo, "coisa de criança", pode se tornar um traço de personalidade que seguirá esta criança ao longo de sua vida, assim, esta criança cresce sem conhecer a frustação, sem saber como encara-la, e sempre que frustado, pode apresentar agressividade extrema.

Pois é, na sociedade atual muitos valores foram perdidos, substituidos pela individualidade, assim a cada minuto, muitas pessoas neste mundo se ferem, utilizando como armas, as próprias palavras. Muitas vezes entre pessoas que sequer se conhecem, é assim entre torcidas de futebol, brigas de transito...

Ah! vale citar também que a agressão muitas vezes acontece contra a própria pessoa que a manifesta, causando sequelas fisicas e suicidio.
A agressão também pode ser dividida em:
Instrumental: dirigida apenas para alcançar uma recompensa, não visa acarretar sofrimento ao outro.
Hostil: tem como objetivo atacar/ferir o outro.
verbal: ataca por meio de palavras
física: envolve o ataque físico (corpo).
Também há diferença em SER agressivo e ESTAR agressivo.

Este instinto, muitas vezes pode ser positivo. O homem deve reconhecer as tendências inatas de sua agressividade para poder aceitar também os aspectos positivos da agressão e canalizá-los de uma forma positiva.
Pois existem estímulos agressivos que nos ajudam a atingir metas, como quando em um jogo de volei, corremos desesperadamente para alcançar uma bola que parecia perdida.
Até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário