sábado, 28 de março de 2009

**Aprendizagem e Desenvolvimento**



Desenvolvimento: é um processo dinâmico de melhoria, que implica uma mudança, uma evolução, crescimento e avanço.

Aprendizagem: o processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento.

Partindo das definições citadas acima, podemos perceber que aprendizagem é um processo que contribui para o desenvolvimento.
Quando falamos em aprendizagem, logo imaginamos uma sala de aula, com muitos alunos e uma professora escrevendo no quadro negro, relacionamos aprendizagem com escola, porém, aprendizagem é algo muito mais abrangente...
Aprendizagem está diretamente ligada ao que somos, a como interpretamos tudo que vemos, abrange os habitos que adquirimos, os aspectos de nossa vida afetiva e assimilação de valores culturais.
São vários os fatores que interferem no processo de aprendizagem, como: intelecto, psicomotor, fisico, social e emocional. Também são inúmeras as técnicas utilizadas para a aprendizagem, uma vez que cada individuo assimila informações, aprende, de formas diferentes.
A aprendizagem e o desenvolvimento, são temas que a cada dia atraem mais estudiosos, que investigam como estes processos ocorrem, alguns estudiosos da psicologia defende a teoria de que nós aprendemos hábitos, ou seja, aprendemos a associação entre um estimimulo e uma resposta e aprendemos praticando, já outros estudiosos, afirmam que nós aprendemos a relação entre idéias (conceitos) e aprendemos abstraindo de nossas experiencias.
Aprendizagem e desenvolvimento estão intimamente ligados, porém para o desenvolvimento a aprendizagem está em segundo lugar, pois esta não acontece se não houver maturação.
O que é maturação? é o desenvolvimento das estruturas corporais, neurologicas e organicas. Abrange padrões do comportamento resultantes da atuação de alguns mecanismos internos, a maturação conduz ao desenvolvimento do potencial do organismo e independe de treino ou estimulo ambiental, por isso digo que a maturação está em primeiro lugar, por exemplo, é ineficaz ensinar uma criança de 5 meses a andar, ler ou escrever, é necessário que o organismo esteja suficientemente maduro para receber os estimulos. Por isso, não devemos cobrar que crianças apresentem os mesmos resultados de um adulto.