domingo, 26 de abril de 2009

***Memória***


Definição:

A memória é a capacidade de adquirir (aquisição), armazenar (consolidação) e recuperar (evocar) informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória biológica), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial).


Bom, então podemos entender que memoria é... hum... é... put´s deu branco! esqueci o que ia escrever =(


A memória é mesmo assim, vive pregando peças na gente, principalmente nas pessoas "sedentárias" mentais, mas porque isso acontece?
A memória é um sistema complexo, e seu bom funcionamento depende de outros sistemas (como auditivo e visual) e também de diversos fatores (como o estado emocional)...ah! não podemos esquecer que ela também precisa de estímulo.


São três, os tipos de memória:


  • Memória Sensorial: É encarregada de guardar a informação que chega através dos órgãos sensoriais e a mantem por décimos de segundos. A informação que não interessa e não é entendida desaparece, deixando livre o "armazém" sensorial para guardar novas informações.

  • Memória a curto prazo: É um "armazém" no qual a informação permanece por um curto espaço de tempo. A capacidade de armazenamento é extremamente limitada, sua duração é temporária.

  • Memória a longo prazo: É um "armazém" que organiza a informação ordenadamente, com capacidade de espaço e duração temporal ilimitados.

Para que as informações sejam armazenadas na memória a longo prazo, podemos utilizar de 3 estratégias:



  1. Seleção: Consiste em prestar atenção a alguma informação na memória sensorial e transferi-la para a memória a curto prazo.

  2. Organização: estabelecer conexões internas entre as peças de informação selecionados, torna-la coerente.

  3. Integração: estabelecer relações externas entre o novo conhecimento e o já existente.

Qualquer atividade que estimule o raciocinio, o cérebro, como xadrez, palavras-cruzadas são bem vindas, diz-se que o simples ato de mudar a rotina, como por exemplo, escovar os dentes com a outra mão, escolher outro trajeto para ir para casa ou trabalho, abastecer o automóvel em outro posto de gasolina, manusear o mouse com a outra mão, pode potencializar a memória, pois circuitos sensoriais e motores normalmente pouco utilizados serão ativados.

Uma vida desregrada, alimentação ruim, excesso de álcool, noites mal dormidas, são fatores que também prejudicam a memorização.

O processo de memorizaão também é um processo muito particular, cada pessoa pode memorizar a mesma informação de maneiras diferentes, uma memoriza mais fácilmente aquilo que vê, outra, aquilo que ouve, por exemplo.Nós, futuros profissionais da Educação Fisica, devemos estar atentos a estes fatores, dispostos a identificar qual a melhor técnica a ser utilizada para um individuo ou grupo, afim de que as informações sejam assimiladas, memorizadas e aprendidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário