quinta-feira, 2 de abril de 2009

**Atenção e Concentração**




Se não leu os quadros acima, volte e efetue a tarefa proposta... você vai se surpreender...

Embora muitas pessoas acreditem que atenção e concentração sejam a mesma coisa, as duas possuem caracteristicas bem diferentes.

A atenção funcionada como um fitro da percepção, ela é uma função cognitiva básica, quando está comprometida, todas as outras funções decorrentes dela funcionam precariamente. Já a concentração é a capacidade de manter o foco de atenção sobre os estimulos relevantes do meio ambiente.

São muitos os fatores que interferem no processo de atenção e concentração como, cansaço, stresse, ansiedade... nestes casos, entre outras coisas, exercicios de relaxamento podem ajudar bastante, pois o relaxamento é uma pratica que ajuda a aliviar as tensões físicas e a adquirir equilibrio mental.

Existe também o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) este é o mais complexo, pois é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o individuo por toda a sua vida.


No esporte a atenção é classificada por tipos:

  • Atenção concentrativa: Caracterizada por possuir um só foco, possui também alta intensidade, porém baixa duração. Ex:Corredor na hora da largada, está atento ao disparo, momento certo.
  • Atenção distributiva: Caracterizada por possuir vários focos simultaneamente, possui menor intensidade e alta duração. Ex: Um armador central de handebol, armando as jogadas.

Há também a capacidade de alternação de atenção, consiste em atenção rápida e adequada para situações complexas, controlada por comandos voluntários, para exemplificar, podemos citar o goleiro que utiliza a atenção distributiva quando os atacantes de seu time estão próximos ao gol do adversário e atenção concentrativa quando um atacante do adversário chuta para o seu gol.


Beijos!! até a próxima aula...

Nenhum comentário:

Postar um comentário