sábado, 28 de março de 2009

**Aprendizagem e Desenvolvimento**



Desenvolvimento: é um processo dinâmico de melhoria, que implica uma mudança, uma evolução, crescimento e avanço.

Aprendizagem: o processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento.

Partindo das definições citadas acima, podemos perceber que aprendizagem é um processo que contribui para o desenvolvimento.
Quando falamos em aprendizagem, logo imaginamos uma sala de aula, com muitos alunos e uma professora escrevendo no quadro negro, relacionamos aprendizagem com escola, porém, aprendizagem é algo muito mais abrangente...
Aprendizagem está diretamente ligada ao que somos, a como interpretamos tudo que vemos, abrange os habitos que adquirimos, os aspectos de nossa vida afetiva e assimilação de valores culturais.
São vários os fatores que interferem no processo de aprendizagem, como: intelecto, psicomotor, fisico, social e emocional. Também são inúmeras as técnicas utilizadas para a aprendizagem, uma vez que cada individuo assimila informações, aprende, de formas diferentes.
A aprendizagem e o desenvolvimento, são temas que a cada dia atraem mais estudiosos, que investigam como estes processos ocorrem, alguns estudiosos da psicologia defende a teoria de que nós aprendemos hábitos, ou seja, aprendemos a associação entre um estimimulo e uma resposta e aprendemos praticando, já outros estudiosos, afirmam que nós aprendemos a relação entre idéias (conceitos) e aprendemos abstraindo de nossas experiencias.
Aprendizagem e desenvolvimento estão intimamente ligados, porém para o desenvolvimento a aprendizagem está em segundo lugar, pois esta não acontece se não houver maturação.
O que é maturação? é o desenvolvimento das estruturas corporais, neurologicas e organicas. Abrange padrões do comportamento resultantes da atuação de alguns mecanismos internos, a maturação conduz ao desenvolvimento do potencial do organismo e independe de treino ou estimulo ambiental, por isso digo que a maturação está em primeiro lugar, por exemplo, é ineficaz ensinar uma criança de 5 meses a andar, ler ou escrever, é necessário que o organismo esteja suficientemente maduro para receber os estimulos. Por isso, não devemos cobrar que crianças apresentem os mesmos resultados de um adulto.

Um comentário:

  1. que legal q ta realizando este sonho!!!!

    torço para q este seja seu primeiro passo....

    qto a minha experiencia nesta area, não é muito grande não...até tenho alguns textos, autores que vi no meu curso, mas nada muito profundo, pois hoje em dia existem professores especializados nesta ares nas escolas (quem sabe um dia a gente não se encontra?!?) a disciplina q tive foi mais a nivel de conecimento mesmo...se quiser te mando a bibliografia q usei.
    fique a vontade para me ligar.... mandar msg...sinal de fumaça...o que quiser

    bjo enorme e parabéns!!!!
    Deus te abençoe muito

    ResponderExcluir